Notícia
Detonautas promove álbum “IV”
Por: Portal Sucesso  em  14/02/2018
COMPARTILHAR TWEETAR COMPARTILHAR EMAIL COMENTÁRIOS


Um álbum leve, positivo nas mensagens, com muitas baladas, mas sem perder o estilo rock and roll que desde 1997 caracteriza o som do Detonautas. Assim é IV, novo trabalho da banda carioca, lançado no fim do ano de forma independente. “Voltamos ao estilo presente no disco O Retorno De Saturno, de 2008, carregado de pop rock. Não tem tantos riffs de guitarra, mas rock não é só isso. Este trabalho está mais pra Beatles, Mutantes…”, explica Tico Santa Cruz.

De fato, o disco, produzido pelos músicos no estúdio da banda, tem aquilo que o mercado chama de repertório radiofônico. Os primeiros singles, Nossos Segredos e Dias Assim – parceria de Tico com Leoni –, lançados antes mesmo de o projeto chegar ao mercado, já indicavam essa característica grudenta das letras e arranjos. Nossos segredos começa com a frase bandeira-branca “Hoje eu não tô afim de discutir mais nada”. Já a parceria com Leoni tem letra poética e acolhedora. “Todos nós temos dias assim / Eu juro que passa / Me abraça e confia em mim”, diz um trecho.

Essa sensibilidade e a sonoridade comercial mantém-se no single atual, Por Onde Você Anda, que propõe um reencontro numa relação conturbada. Traz versos como “Se pelo menos eu pudesse te encontrar / E te pedir perdão / Pra mim já tava bom”. Em novembro, Tico e seus companheiros fizeram visitas a emissoras de rádio de vários estados para divulgar a faixa. “Ela está tocando muito, algo surpreendente pra nós”, festeja. Outros destaques são o bolero Você Vai Lembrar De Mim e a regravação da psicodélica Na Sombra De Uma Árvore, de Hyldon, com arranjos de cordas e levadas mais tranquilas. A escolha da faixa, segundo o vocalista, se deve à mensagem libertária, que sugere ao ouvinte se desprender de conceitos e viver a vida de forma positiva. Positivismo, aliás, é um tema recorrente no disco. Nada Vai Me Derrubar e Canção do Amigo são exemplos.

AMADOR E PROFISSIONAL

O disco de certa forma comemora os 20 anos de formação e 15 de atividade profissional da banda. “Pensamos em fazer algo comemorativo, reunindo o melhor da nossa discografia, mas isso deve ficar para os próximos anos, quando estivermos próximos de completar duas décadas do primeiro lançamento nosso (Detonautas Roque Clube, 2002, Warner Music). Daí sim faremos um show comemorativo, um registro em vídeo etc.”, afirma o vocalista.

Segundo Tico, a banda se orgulha de manter-se em atividade por tanto tempo, sempre renovando seu público. “Estamos entre as bandas de rock nacional mais ouvidas no Spotify (mais de 300 mil seguidores e mais de um milhão de plays por mês). E a juventude é muito ligada às plataformas digitais e redes sociais, onde o Detonautas é bem atuante. Além disso, tem a fidelidade do público que nos acompanha há tanto tempo – muitos passaram essa admiração aos filhos, sobrinhos, amigos etc.”.

De acordo com o vocalista, a agenda de shows da banda, cuja responsabilidade está a cargo de Juca Muller, anda muito movimentada. “Sempre mantivemos uma boa agenda de shows, mas em 2017 houve um aquecimento significativo no número de apresentações. A identificação do público com o trabalho, a conexão com a juventude devido ao repertório mais comercial – aliado ao ótimo trabalho do Juca Muller, que é ativo, dinâmico na área de vendas – ampliaram bastante as contratações”, analisa o vocalista. No dia 9 de dezembro, uma apresentação no Imperator (Rio) marcou o início da nova tour do Detonautas. Ela é parecida com a tour anterior e traz os músicos – Renato Rocha (guitarra), Fábio Brasil (bateria), DJ Cleston (percussão e programações), Phil (guitarra), André Macca (baixo) e Tico – cantando as novas e as consagradas canções da banda em versões tanto acústicas quanto elétricas.

Fonte: Portal Sucesso
Copyright 2018 GAZETA FM. Todos os direitos reservados.